Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
REDE.RBPF

Área do conteúdo

Conheça a REDE

A Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade é formada por pesquisadores de treze instituições de Ensino, Cuidado a Saúde e Previdência Social. Formada em 2017, a Rede surgiu a partir da necessidade de agrupar as experiências realizadas por esses pesquisadores doutores ao longo da última década. Tais experiências, agregadas a uma ampla formação em Reabilitação, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Estatística, se somam ainda a uma sólida produção científica no âmbito dos modelos de Reabilitação de base Biopsicossocial alinhados às políticas públicas para as pessoas com Deficiência.

A construção coletiva em Rede traz a marca do comprometimento científico em propostas de inovação que tragam iniciativas concretas para o Brasil no que toca à utilização do modelo Biopsicossocial. A sua metodologia de atuação é pautada nos modelos da Funcionalidade, na utilização de Tecnologias Leves nas Linhas de Cuidado em Saúde na perspectiva Biopsicossocial, na divulgação gratuita de materiais educativos para formação de Multiplicadores e no compartilhamento digital de experiências de utilização do modelo Biopsicossocial. A proposta estimula o compartilhamento de experiências concretas para a popularização do conhecimento sobre os fenômenos de Funcionalidade e Deficiência no Brasil. As ações se pautam na Acessibilidade e Universalidade do acesso à informação/formação.

O desenho institucional nacional, alcançado pela articulação dos pesquisadores da Rede e a perspectiva de diferentes informantes chaves envolvidos na temática dos direitos da pessoa com Deficiência, visa atender a lacuna de conhecimento sobre o status quo da política pública de Reabilitação no Brasil. Com o intuito de facilitar o intercâmbio de informações e utilizar a presença digital para ampliar a comunicação com a comunidade interessada, a Rede usará este endereço eletrônico, assim como as redes sociais, para compartilhar o conhecimento e experiência construídos de forma coletiva por seus membros.

Acessar Ir para o topo