Conheça a 3DSUS – Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Laboratórios de Impressão 3D no SUS
Data da publicação: 1 de maio de 2020 Categoria: NotíciasDiante da mobilização contra a pandemia de COVID-19, a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e respiradores mecânicos encontrou na Manufatura Aditiva (impressão 3D) uma aliada. E, é nesse contexto de aplicação da Extensão Tecnológica para atender às demandas do setor saúde que nasce a 3DSUS – Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Laboratórios de Impressão 3D no SUS. Trata-se de uma rede de pesquisa de incremento científico e tecnológico inserida na Prevenção e no Controle da COVID-19, tendo como cenário de atuação o ambiente fabril e unidades de transformação do SUS. A ideia é incorporar a Manufatura Aditiva (impressão 3D) como parte da produção das Oficinas Ortopédicas.
As Oficinas Ortopédicas fazem parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS, integradas aos serviços de atenção especializada, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). São um ponto de atenção a saúde da média complexidade que realizam cuidado centrado no usuário para a dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM). Ao enxergar as Oficinas Ortopédicas como espaços estratégicos para a introdução da tecnologia de impressão 3D no âmbito do SUS, a 3DSUS pretende desenvolver e dispensar EPI prioritários que tenham capacidade de produção no componente fabril da Oficina Ortopédica por métodos de Manufatura Avançada e Tradicional. Dessa forma, as estratégias de aprimoramento tecnológico da produção por Manufatura Avançada nas Oficinas Ortopédicas podem contribuir para a proposição de soluções que utilizem a capacidade instalada da Atenção Especializada em reabilitação para o Plano Emergencial de combate à COVID-19.
Com o intuito de atingir uma abrangência nacional, com representatividade de pelo menos uma Oficina Ortopédica em cada região do país, a construção da rede 3DSUS se dará por etapas. A etapa de mapeamento dos atores das Oficinas Ortopédicas interessados em participar da atividade extensionista irá servir para a formulação, implementação e avaliação do ciclo de vida da tecnologia empregada para a produção do EPI e componentes de respirador mecânico nas Oficinas Ortopédicas, ora transformadas em Laboratórios de Impressão 3D no SUS. Já a etapa de formação de recursos humanos em saúde irá contribuir para a qualificação dos trabalhadores do SUS por intervenção formativa sobre o uso da Fabricação Aditiva e seus potenciais para a produção emergencial e local.
Os beneficiários das soluções esperadas produzidas e testadas serão os profissionais envolvidos com a Prevenção, Manejo e Controle da COVID-19 e os usuários do SUS. A ideia é que os participantes da Rede 3DSUS se articulem para contribuir para a capacidade de resposta dos sistema de saúde de acordo com as necessidades epidemiológicas de cada território. Para fazer isso será oferecida transferência de tecnologia da impressão 3D para cada membro da rede, além da tentativa de arrecadação de recursos de insumos para a prototipação e produção de EPI e componentes de respirador mecânico.
A 3DSUS já conta com três Polos.
- Polo Sorri Bauru – São Paulo . Com a produção de 250 escudos faciais (faceshields) por impressão 3D, a Oficina Ortopédica da cidade de São Paulo há cerca de duas semanas está envolvida com a fabricação aditiva de Faceshields. Essa foi uma atividade extensionista de transferência de tecnologia do IFRJ para a Oficina Ortopédica.
- Polo CRER – Goiás. Com a produção de 100 escudos faciais ao dia e também de máscaras cirúrgicas, a Oficina Ortopédica vinculada ao CER IV contribui na produção de EPI por métodos de termomoldagem. Essa foi uma atividade extensionista de transferência de tecnologia da Oficina Ortopédica para o IFRJ.
- Polo IFRJ Mesquita – Rio de Janeiro. Também realiza a produção de escudos faciais (faceshilds), além da produção de protótipo técnico das máscaras respiradores N95, e conta com a parceria de dois bolsistas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Trabalhando há cerca de três semanas, quatro polos 3DSUS envolvidos com a prototipação e desenvolvimento de produto foram estruturados. Conta com a colaboração de Start Up Inova Soluções Científicas que cede parte da Capacidade Instalada de Impressora 3D para a atividade.
A produção realizada por esses polos atesta o sucesso da iniciativa e aponta para o potencial produtivo que a expansão para outras regiões pode representar na luta contra a COVID-19. E, é pensando nisso que a 3DSUS vem a público para fazer um chamado aos interessados em colaborar com a construção e expansão dessa rede nacional, que irá usar a Extensão Tecnológica e a transferência de conhecimento para incrementar o componente fabril do SUS em tempos tão necessários.
Foi criado um formulário para cadastro das Oficinas Ortopédicas interessadas em participar da 3DSUS. Você pode acessar o link abaixo para realizar o cadastro e caso tenha alguma dúvida sobre a atividade de Extensão Tecnológica nos contate através do e-mail: rede.rbpf@gmail.com.